IlhaBela

1ª turma do projeto Ilhabelatech entra em reta final do curso


A 1ª turma de 30 alunos do projeto Ilhabelatech entra na reta final do aprendizado ao concluir as aulas no dia 12 de dezembro, a formatura será realizada no dia 13. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Ilhabela com o Instituto Joga Junto e tem como objetivo capacitar e incluir os munícipes de Ilhabela no mercado tecnológico, que vive em constante evolução. As aulas foram ministradas na Ilhabela Escola Técnica – Ietec.

As aulas do curso de tecnologia com ênfase em Quality Assurance (Q.A), nível básico, tiveram início no dia 17 de outubro deste ano.  As aulas de caráter teórico e autoinstrucionais somaram uma carga horária de 72 horas. Posteriormente, os alunos poderão ingressar no nível avançado, previsto para o início de 2024.O aluno Daniel Santana, espera fazer o nível avançado e ingressar na área “é uma oportunidade de trabalhar sem sair de casa e em um ambiente mais controlado”.

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou a satisfação em poder acompanhar a formação da primeira turma do curso. “Muito feliz em ver a primeira turma do Ilhabelatech prestes a finalizar sua formação. Tudo isto só foi possível graças ao trabalho que fizemos com a implantação da IETEC na cidade, que saiu do papel e hoje é realidade. Boa parte desta turma já sai daqui com uma oportunidade de trabalho, e este é nosso principal objetivo, qualificar a mão de obra local”.

Para concluírem a formação básica, os alunos irão desenvolver um projeto final e apresentá-lo para a banca de especialistas das empresas parceiras do Instituto Joga Junto. A mesa será formada pelos técnicos de Q.A, Alexandre Fonseca e Guilherme Mesquita. No trabalho final serão avaliadas as competências e habilidades de soft e hard skills (habilidades que são dificilmente e facilmente aprendidas, respectivamente).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Harry Finger, ressaltou a importância do projeto como uma forma de facilitar o ingresso de munícipes no mercado de trabalho. “O Ilhabelatech é um programa inovador, que ajuda os participantes a desenvolver novas habilidades na área de tecnologia, preparando novos profissionais para o mercado de trabalho. Estamos muito satisfeitos com os resultados até o momento e temos a certeza de que este é o início da construção de um ambiente de inovação em Ilhabela”, ressaltou.

A CEO do Instituto Joga Junto, Andrea Lua Cunha Di Sarno, tem acompanhado de perto o desenvolvimento dos alunos. “Eu acho que todos gostaram muito do curso, eles estão felizes porque vão para o trabalho final e posteriormente para a formatura, então estamos muito satisfeitos. Com a formação no nível básico, eles já estão aptos a qualquer área, estando a frente com esse conhecimento em tecnologia”, salientou.

A aluna Kethanny Nayane Santa Rosa, falou das expectativas iniciais acerca do curso e como superou o esperado. “Inicialmente eu achei que seria algo monótono, mas aqui eu encontrei uma casa, a equipe e a estrutura são muito boas. É um lugar em que gostamos de estar, aprendendo a crescer profissionalmente e pessoalmente, onde minhas dificuldades são atendidas”, finalizou.



Informações Prefeitura Ilha Bela

Deixe uma resposta