Guarujá

2ª Festa da Pitanga acontece neste sábado


Há mais de 10 anos a Pitangueira se tornou a árvore símbolo de Guarujá

A 2ª Festa da Pitanga de Guarujá acontece neste sábado (16), a partir das 16 horas, no Centro de Convenções do Casa Grande Hotel Resort & Spa (Avenida Miguel Estéfno, 1.001 – Praia da Enseada). O evento escolherá a melhor sobremesa e o melhor drink de pitanga. Além do concurso, o público poderá apreciar música boa, praça de alimentação e brinquedos infantis. A entrada é gratuita e ainda haverá a tradicional distribuição de mais de mil mudas da árvore.

Há mais de 10 anos a Pitangueira se tornou a árvore símbolo de Guarujá. Por isso, em 2022, a Festa da Pitanga foi instituída no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Município, tornando-se um evento anual.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), secretarias municipais de Turismo (Setur) e Meio Ambiente (Semam) e Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg).

Guarujá e as pitangueiras

A história de Guarujá e as pitangas se entrelaçam desde os primeiros tempos da Ilha de Santo Amaro, quando pomposas pitangueiras floresciam nas calçadas e quintais das casas de veranistas, que existiam na área urbana. A presença das pitangueiras era uma característica local tão presente, que deu nome a uma das principais praias da Cidade.

A partir do progresso urbano, a árvore foi desaparecendo aos poucos. Com a proposta de resgatar o significado especial que a fruta tem para quem vive em Guarujá desde a década de 1940, um antigo munícipe, João Laerte Sachs, idealizou o projeto ‘Pitanga das Pitangueiras’.

Desde a primavera de 2010, Laerte distribui para moradores e visitantes 300 mudas da árvore frutífera, na Praça dos Expedicionários, com instruções para cultivo e cuidados. São 10 anos de disposição e empenho para que a pitangueira volte a fazer parte da trajetória de desenvolvimento de Guarujá.



Informações da Prefeitura de Guarujá

Deixe uma resposta