Santos

Abril Azul: inscrições gratuitas abertas para seminário sobre autismo em Santos


Já estão abertas as inscrições gratuitas para o III Seminário Autismo – Inclusão, Conscientização e Ciência, que será realizado em 20 de abril, das 8h às 17h, na Universidade Santa Cecília – Unisanta (Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar – Bloco E). Veja abaixo a programação.

As inscrições são realizadas somente pela internet (https://bit.ly/SeminárioAutismo2024). O evento tem como foco familiares, gestores públicos, educadores, psicólogos, profissionais em saúde especializada e demais interessados no tema Transtorno do Espectro Autista (TEA). As vagas são limitadas.

A iniciativa é da USC Saúde, organização social responsável pela gestão do Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (CREN), mais conhecido como Clínica-Escola do Autista, com apoio da Prefeitura de Santos e da Unisanta.

Esse seminário marca a primeira ação do Grupo Técnico de Trabalho (GTT), da Prefeitura de Santos, relativo à Política Pública para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Autismo em Santos, e os integrantes participarão de uma mesa redonda. 

PROGRAMAÇÃO

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 9h – Abertura

9h às 10h15 – Mesa Redonda sobre Políticas Públicas

Os convidados são representantes do GTT (Grupo Técnico de Trabalho), relativo ao desenvolvimento de políticas públicas que tragam garantia, proteção e ampliação dos diretos das pessoas com autismo em Santos/SP. 

Convidados: Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes, Secretaria de Cultura e Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiências de Santos.

10h20 às 11h10 – Desenvolvimento infantil e sinais de alerta para o TEA

Dr. Tiago Leal, médico neuropediatra

11h20 às 12h10 – A brincadeira e o lúdico para além da infância: Qual o olhar da nossa sociedade para o brincar?

Lorena Pássaro, terapeuta ocupacional com experiência no campo da Saúde Mental e Infância Práticas baseadas em evidências científicas no tratamento do autismo

INTERVALO

13h30 às 14h20 – Práticas baseadas em evidências científicas no tratamento do autismo.

Taís Bento, psicóloga infanto-juvenil, especialista em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual

14h30 às 15h20 – O Impacto das disfunções sensoriais em pessoas com Autismo

Caroline Almeida, terapeuta ocupacional com certificado internacional em Integração Sensorial.

15h30 – Encerramento

 

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta