Santos

Alunos de escolas municipais apresentam inovações criadas no Parquinho Tecnológico de Santos


Alunos do Parquinho Tecnológico de Santos que estudam nas escolas municipais de Santos vão apresentar protótipos de projetos desenvolvidos ao longo do ano. A mostra será realizada nesta sexta-feira (24), das 8h às 11h e das 13h às 15h30, no quarto andar do prédio da Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova. O evento é aberto à população.

Os trabalhos foram desenvolvidos em cinco áreas: robótica, educação financeira, mídias sociais, jogos estratégicos e linguagem de programação. Os projetos foram elaborados por alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e do 6º ao 9º do Ensino Fundamental II. São cerca de vinte protótipos por tema e cada um ocupará uma sala do equipamento, explica o professor do parque Tecnológico, Roberto Santos.

“A metodologia de aprendizado dos alunos ao longo do ano é baseada em problemas. No início do ano, eles levantam os problemas da comunidade do seu entorno, coletam dados, buscam soluções e preparam os protótipos que serão apresentados na mostra”, diz Roberto.

O docente conta ainda que haverá sorteio de brindes para incentivar os estudantes no evento. “Buscamos parceiros para participar com a gente. Estarão na mostra o Instituto VK e a Cubo a Cubo Store”, informa Roberto.

O QUE É

O Parquinho Tecnológico de Santos promove a cultura digital e a inovação entre estudantes e professores da rede municipal de ensino de Santos. Atende, atualmente, 1.339 alunos do Colégio Santista e Avelino da Paz Vieira (Vila Nova), Andradas II (Aparecida), Padre Waldemar Valle Martins (Macuco), João Papa Sobrinho (Gonzaga), Maria de Lourdes Bernal (Zona Noroeste), Monte Cabrão e Caruara (Área Continental).

O objetivo é preparar os estudantes para o futuro e articular os conhecimentos aos desafios da atualidade, buscando soluções com criticidade e lógica. É fundamentado nos princípios do ensino integral e com base nos quatro pilares da Educação (aprender a conhecer, fazer, conviver e ser) e na cultura digital.

O projeto contribui ainda para a formação do aluno com o acesso às tecnologias digitais de comunicação e informação e o desenvolvimento do empreendedorismo social, de competências socioemocionais e dos sensos crítico, ético e estético. Também estimula e capacita os educadores para a utilização de recursos tecnológicos.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta