CulturaSão Sebastião

Bloco de Afoxé Ile Un Zambi apresenta projeto viabilizado pelo Programa de Fomento Cultural de São Sebastião 2022

Neste sábado (23), na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, e no dia 30 de setembro, em frente à Casa da Cultura, na Rua da Praia, o Bloco de Afoxé Ile Un Zambi apresentará o ‘Gritos do Afoxé’, às 19h.

O Projeto foi viabilizado pelo Edital “Programa de Fomento Cultural de São Sebastião 2022 – Produção de Projetos Artísticos Culturais”, com recursos do Fundo Municipal de Cultura de São Sebastião (FMC-SS), por meio da Prefeitura de São Sebastião e Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), em parceira com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC-SS).

A apresentação consiste em valorizar a memória dos corpos e ritmos negros diaspóricos. O Ijexá e as matrizes bantas serão performatizadas pelos corpos e vozes, em um espetáculo de 50 minutos.

O Afoxé é uma manifestação cultural, cuja origem remonta o final do século XIX. Essa manifestação tem uma relação com a cultura religiosa afro-brasileira e se tornou uma tradição do carnaval brasileiro. Além disso, essa cultura traz em sua matriz, a resistência das culturas negras no Brasil.

O Bloco de Afoxé Ile Un Zambi foi fundado em 2010 por Ataualpa de Figueiredo Neto. Desde então, o Bloco abre o carnaval de São Sebastião, marcando a presença da matriz afro-brasileira neste festejo, se tornando uma tradição no carnaval do município e fazendo parte da história e da cultura sebastianense.

#PraTodosVerem: artes gráficas com dados sobre a apresentação ‘Gritos do Afoxé’, do Bloco de Afoxé Ile Un Zambi. Fim da descrição.

Deixe uma resposta