Caratecas de Santos mantêm tradição e brilham na fase final do Campeonato Brasileiro
[ad_1]
Os caratecas de Santos se destacaram na fase final do Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado entre os dias 14 e 19 de novembro, em São Bernardo do Campo. Os representantes da Fundação Pró-Esporte (Fupes) faturaram cinco medalhas de ouro, duas de prata e sete de bronze na competição.
O grande destaque da equipe santista foi o carateca Marcos Oshiro (Resistência/Fupes/Unisanta), com 100% de aproveitamento, conquistando três medalhas de ouro no Brasileiro, nas categorias sênior -84kg, sub-21 -84kg e sub-21 por equipes.
Marcos venceu as 10 lutas que disputou nas três categorias. “O nível do campeonato estava bem forte. Realizei lutas duras, algumas delas contra adversários que integram ou já integraram a seleção brasileira, o que só aumentou a minha felicidade por obter esse resultado, é realmente uma sensação incrível de dever cumprido”, disse.
Ele já definiu suas próximas metas: “Agora, espero pela atualização do ranking nacional 2023, e torço muito para a conquista do primeiro lugar. Através dessa posição, posso contemplar a vaga na seleção brasileira Sênior 2024 e, pela primeira vez, ansiar por títulos internacionais nessa categoria”.
Outro destaque foi Brenda Padilha (Sesi/Fupes/Unisanta). Após conquistar a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos no Chile, ela sagrou-se campeã brasileira na categoria sênior +68kg e a prata na categoria sub-21 por equipes.
Matheus Bortolomasi (Resistência/Fupes/Unisanta) saiu do Campeonato Brasileiro com três medalhas: ouro no sub-21 por equipes, bronze no sub-21 até 75kg e sênior por equipes.
Ainda faturaram medalhas: Sabrina Ferreira (Resistência/Fupes/Uniban) ficou com a prata no sub-21 até 50kg). Levaram o bronze Raphaella Arias (Fupes/Unisanta) no sub-21 até 55kg, Felipe Santos (Sesi/Fupes) – sênior -67kg, Rafaela Silva (Resistência/Fupes/Unisanta) – sênior +68kg, Pedro Henrique (sênior por equipes) e Willians Quirino (sênior por equipes), ambos da equipe Resistência/Fupes/Unisanta.
O técnico da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Paulo Bartolo, destacou os resultados dos caratecas, em especial os de Oshiro e Brenda no adulto e dos demais atletas da Cidade que compuseram metade da seleção paulista nas disputas por equipes.
“Nós nos mantivemos bem posicionados entre as principais equipes do País. Agora é continuar esse trabalho de sucesso que fazemos nas categorias de base, direcionado ao alto rendimento. O Brasileiro é sempre muito difícil e nossas expectativas aumentam para o ano que vem em busca de resultados internacionais com atletas na seleção”, disse Bartolo.
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.
Conheça os outros artigos dos ODS: