IlhaBela

Com um trabalho efetivo Ilhabela registra queda de 43% em casos de dengue


Ilhabela se destaca com queda de 43% na incidência de dengue no município. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do arquipélago, a cidade saiu de 486 casos entre janeiro e novembro de 2022, para 277 no mesmo período deste ano. Com a chegada da temporada de verão, onde os casos da doença se intensificam, é importante reforçar as medidas de prevenção.

A Prefeitura de Ilhabela tem realizado diversas ações ao longo do ano no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir vírus causadores de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Dentre as ações está o projeto “Juntos contra a Dengue” promovido nas escolas da rede municipal de ensino e em outros espaços públicos. Com início em março deste ano, o projeto capacitou cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental como “Brigadistas Mirins Contra o Mosquito Aedes aegypti”.

Ainda neste ano, houve a interação entre as equipes de Controle de Vetores com a Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica, com objetivo de direcionar e potencializar as ações em campo para as regiões de maior incidência da doença. Com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, foram realizadas mais de 66 mil visitas a imóveis.

A coleta de pneus inservíveis também merece destaque. A iniciativa tem como intuito combater um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na campanha “Descarte Correto de Pneus – Não Deixe o Mosquito Nascer!”, foram recolhidas aproximadamente 2,7 toneladas de pneus que foram enviadas para a destinação correta. A ação foi realizada pela Equipe de Controle de Vetores de Ilhabela – CVI (vinculada à Secretaria de Saúde) com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Segundo a secretária de Saúde, Lúcia Reale Colucci “a diminuição no número dos casos de dengue é resultado do trabalho da Equipe de Controle de Vetores e da parceria com as outras Secretarias. Continuamos no combate à dengue e contamos com o apoio da população para que tenhamos cada vez menos casos no município”.

Para denunciar focos de dengue, ligue para o Centro de Controle de Vetores de Ilhabela, no telefone (12) 3896-9234.

Medidas de prevenção

Com a chegada do verão a infestação do mosquito é sempre mais intensa em razão de água acumulada e altas temperaturas, sendo necessárias algumas medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;

– Guardar pneus em locais cobertos;

– Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água;

– Jogar as larvas na terra ou no chão seco;

– Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;

– Guardar baldes com a boca virada para baixo;

-Guardar ou jogar no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos e outros;

– Em recipientes onde não seja possível fazer seu esgotamento, é orientado telar ou tampar para impedir a entrada de vetores. Além disso, é importante solicitar a presença de um Agente de Endemias para realizar o tratamento com larvicida, ou para definir uma outra solução adequada para cada caso.



Informações Prefeitura Ilha Bela

Deixe uma resposta