Santos

Conferência Municipal Livre do Idoso elege novo conselho no dia 30 em Santos


O Conselho Municipal do Idoso de Santos (CMI) realiza, na próxima quinta-feira (30), às 14h, no auditório da Settaport (Rua XV de Novembro, 152 – Centro), a Conferência Municipal Livre do Idoso, que elegerá os conselheiros para o biênio 2024/2025. O processo eleitoral visa escolher os representantes da sociedade civil que atuarão na defesa dos direitos das pessoas idosas do Município. O evento também tem como objetivo conscientizar as pessoas idosas e a sociedade sobre a importância de uma conferência incentivando-os à participação expressiva no seu conselho representativo.

As organizações sociais que desejarem participar como conselheiros deverão enviar um ofício indicando o representante da organização no processo eleitoral para o Conselho Municipal do Idoso no e-mail cmi@santos.sp.gov.br até o dia 24 de novembro de 2023, com a devida documentação.

Poderá se candidatar como conselheiro representante da pessoa idosa, pessoas a partir de 60 anos, residentes no município de Santos que estejam presentes nesta conferência, mediante apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência no ato do credenciamento. Durante o encontro será informado e esclarecido sobre o processo eleitoral para composição do Conselho Municipal do Idoso (CMI). 

O CMI desempenha um papel importante na promoção e proteção dos direitos da pessoa idosa, garantindo que suas necessidades e demandas sejam atendidas de maneira eficaz. Os representantes eleitos desempenharão um papel ativo na formulação de políticas públicas, na fiscalização de programas e na articulação com órgãos, organizações, associações, empresas que atuam com pessoas idosas.

Segundo o presidente do CMI de Santos, Paulo Henrique Montenegro Lopes Ferreira, este encontro tem a finalidade de mostrar que as propostas de uma conferência precisam ser a expressão do coletivo, sob pena de se perderem no esquecimento quando objetivam atendimentos de interesses individuais, de pouca relevância, que não justifiquem a criação de políticas públicas. 

“A conferência municipal tem a finalidade de conscientizar sobre a importância de propostas que atendam às questões da mobilidade social, da saúde, cultura, esportes, habitação, previdência, transporte, educação, assistência social e cidadania. A participação de todos é essencial na construção de políticas públicas para a pessoa idosa”, explicou.  

PROGRAMAÇÃO:

14h – Credenciamento e Recepção

14h30 às 15h15 – Abertura e palestra: A importância do Conselho Municipal do Idoso na implantação e implementação de Políticas Públicas e homenagens

15h15 às 15h30 – Intervalo

15h30 – Apresentação das devolutivas das secretarias municipais sobre as propostas da 10ª Conferência Municipal do Idoso

16h15 – Considerações da Plenária e Eleição dos Conselheiros para o Biênio 2024-2025

17h – Encerramento
 

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. 
Conheça os outros artigos dos ODS  



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta