IlhaBela

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Ilhabela promove campanha “Fique Sabendo”


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, promove nos dias 7, 8, 9, 14 e 15 de dezembro a campanha “Fique Sabendo”, em alusão ao Dezembro Vermelho. As ações serão promovidas em diferentes locais do município.

A campanha “Fique Sabendo” visa promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, viabilizando o tratamento precoce nos serviços de saúde, além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O Centro de Infectologia e Fígado (CIF) de Ilhabela oferece tratamento para os casos com diagnóstico, além da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e Pós -Exposição (PEP). Além disso, a testagem rápida fica disponível tanto no Centro quanto nas Unidades Básicas de Saúde. O PEP pode ser encontrado em todas as UBS e no Hospital Mario Covas Jr.

Nas ações serão realizadas a testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de aconselhamento pós testagem, a distribuição de preservativos e gel lubrificante íntimo, orientações à população de prevenção combinada das ISTs, PrEP e PEP. Especificamente nos dias 7 e 8 serão disponibilizadas cabines para autoteste de HIV.

Na sexta-feira (15), o Paço Municipal recebe o encerramento da campanha, com palestras voltadas para os profissionais da rede pública de saúde. O evento contará com a presença de representantes da Secretaria de Saúde, Grupo de Vigilância Epidemiológica e de outros profissionais do Centro de Infectologia e Fígado (CIF).

A secretária de Saúde, Lúcia Reale Colucci ressaltou a importância da campanha como uma forma de conscientizar a população acerca da prevenção das doenças e do tratamento precoce. “É importante chamarmos a atenção da população para as formas de prevenção e para o diagnóstico precoce da doença, assim o tratamento poderá ser realizado o quanto antes, melhorando a qualidade de vida destes pacientes”destacou.

Em casos de dúvida, basta entrar em contato com o Centro de Infectologia e Fígado pelos telefones (12) 99722-1860 e (12) 3895-1143.

Confira a programação de ações:

Quinta-feira (7/12)

Das 17h às 21h – Estacionamento do supermercado Colina, na Rua dos Carijós, 125 – Barra Velha. (Distribuição de autoteste para HIV, preservativos, gel lubrificante íntimo, orientações sobre prevenção combinada das ISTs, PrEP e PEP).

Sexta-feira (8/12)

Das 17h às 21h – Rua do Meio e Praça Coronel Julião, Vila.

(Distribuição de autoteste para HIV, preservativos, gel lubrificante íntimo, orientações sobre a prevenção combinada das ISTs, PrEP e PEP).

Sábado (9/12)

Das 10h às 16h – Praça da Praia Grande, região Sul do município.

(Testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aconselhamento pós testagem, distribuição de preservativos, gel lubrificante íntimo, prevenção combinada ao HIV e distribuição de materiais informativos sobre as ISTs)

Quinta-feira (14/12)

Das 9h às 12h – Antiga Casa de Passagem no Morro dos Mineiros, Rua Olimpio Jose dos Santos, 350 – Itaquanduba

(Testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aconselhamento pós testagem, distribuição de preservativos, gel lubrificante íntimo, prevenção combinada ao HIV e distribuição de materiais informativos sobre as ISTs).

Sexta-feira (15/12)

Fechamento da 16ª Campanha Fique Sabendo

14h – Mesa de abertura

Autoridades

•          Representantes da Secretaria de Saúde, do Grupo de Vigilância Epidemiológica;

•          Coordenadora Enfermeira Marie Anne Pacheco Van Sebroeck;

•          Leandro Lombo Bernardo – Médico Infectologista do CIF;

•          Michelle Andrade Batista – Enfermeira do CIF

14h30 – Mesa redonda

•          Luis Fernando de Oliveira Saraiva – Psicólogo, pós-doutor e convidado

•          Camila Ferreira da Fonseca – Técnica de Enfermagem do CIF com mediação de Ana Ferri de Barros – Psicóloga do CIF

15h – Coffee break

15h30 – Abertura para diálogo com o público

16h30 – Encerramento

Local: Auditório do Paço Municipal, na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê.



Informações Prefeitura Ilha Bela

Deixe uma resposta