Santos

Famílias curtem programação especial no aniversário de 78 anos do Orquidário de Santos


Mais que um equipamento turístico, o Orquidário de Santos se tornou um espaço de eventos. Neste sábado (11), data em que completou 78 anos, não foi diferente: teve teatro, show musical, espaço kids, dança e ecoioga. E não poderia faltar o bolo de aniversário, distribuído às famílias que lotaram o parque, a segunda maior atração pública de visitação em Santos — só fica atrás do Aquário Municipal.

“Montamos uma programação especial para o público que frequenta o parque. Temos sempre uma série de atividades, como os cursos de educação ambiental (janeiro e julho), visitações noturnas, apresentações. É um local vivo”, disse o coordenador do Orquidário, César Souza Campos.

Ele explica que o equipamento se propõe a ser um refúgio para animais ameaçados de extinção. “É o caso dos saguis-da-serra-escuro, que chegaram recentemente, por meio de um programa nacional de reprodução em cativeiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”.

REFERÊNCIA

A frequentação do parque é alta: na temporada de férias, recebe de 12 mil a 15 pessoas ao mês. Nos demais meses, a média é de 5 mil a 8 mil visitantes. São aproximadamente 500 animais de 70 espécies, muitos dos quais vivem soltos, a exemplo de cutias, cágados, jabutis, saracuras e pavões.  O Setor de Zoologia é referência no atendimento a animais silvestres e realiza até procedimentos cirúrgicos e hospitalares.

Andrea Bittencourt sempre leva a filha, Helena, ao parque: “A gente vem praticamente toda semana. É um local ótimo. Hoje, com essa programação especial, fica ainda melhor. Adoramos aqui”.

O casal de São José dos Campos Marcelo e Fátima Amaral conheceu o parque neste sábado. “Gostamos muito. Um lugar com muita natureza, animais, é bonito de ver. Pretendemos voltar”, comentou o turista.

SERVIÇO

O Orquidário funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. O ingresso custa R$10,00, em dinheiro ou cartão de débito. Menores de sete anos e maiores de 65 têm entrada gratuita. Crianças entre oito e 12 anos, estudantes e professores pagam meia-entrada com apresentação de documento. A bilheteria fecha às 17h.

Esta iniciativa contempla o item 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Vida Terrestre. Conheça os outros artigos dos ODS.



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta