Guarujá realiza exposição de obras literárias inspiradas em Tomie Ohtake
[ad_1]
2ª Mostra de Arte e 1º Chá Literário da Escola Municipal Doutor Oswaldo Cruz II foi aberto ao público e homenageou autores renomados mundialmente
A Prefeitura de Guarujá realizou, no último dia 30, a 2ª Mostra de Arte e o 1º Chá Literário da Escola Municipal Oswaldo Cruz II, que fica no Parque Estuário, em Vicente de Carvalho. O evento envolveu todos os 571 alunos do Ensino Fundamental I, com portas abertas à comunidade, pais e responsáveis. Na oportunidade, foi possível conhecer obras inspiradas em diversos autores renomados mundialmente.
Já na entrada da unidade, havia diversas produções no pátio. Os trabalhos personalizados variaram de pinturas com tinta guache até pequenas maquetes de madeira. Os 32 alunos da Educação Especial que utilizam a Sala de Recursos Multifuncional fizeram, inclusive, uma releitura das obras de Tomie Ohtake, artista plástica japonesa que viveu no Brasil até sua morte, em 2015. Uma de suas esculturas mais conhecidas é o grande monumento vermelho que marca a vista do Emissário de Santos.
O pai da aluna Alana Félix, Diego Soares, relembrou a época da escola e se sentiu nostálgico. “Estou muito feliz de acompanhar os trabalhos dos nossos filhos. Todos nós já fomos crianças e sabemos da importância desses eventos para o desenvolvimento das crianças”, destacou.
Referências do Brasil
Outro ponto alto do evento foram os autores que marcam a história do Brasil. Isso porque desde o início do ano letivo, cada sala de aula leva o nome de um autor “patrono”. Entre eles estão Monteiro Lobato, Maurício de Souza, Vinícius de Moraes, Ziraldo Alves e Eva Furnari. Na prática, o 1° Chá Literário destacou esses escritores também com uma apresentação aos pais e degustação de chá gelado com biscoito.
A professora Maria José, que leciona no 5º ano, falou que o desafio é incentivar a leitura entre os estudantes. “O conhecimento é tudo, por meio dele, a criança cria, imagina e desenvolve. Somos capazes de conquistar qualquer coisa com o impulso dos livros”, comemorou.