Guarujá

Guarujá recebe Prêmio Município Verde Azul pela terceira vez consecutiva


Nesta edição, o Município atingiu a marca de seis notas 10 e ficou acima dos 80 pontos necessários para ser certificado

A Prefeitura de Guarujá acaba de conquistar, pela terceira vez consecutiva, o prêmio do Programa Município Verde Azul (PMVA). Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que é referência nacional há 16 anos no incentivo de boas práticas sustentáveis, além de desenvolvimento social. O título será entregue em solenidade agendada para 14 de dezembro, às 9 horas, no Palácio dos Bandeirantes.

Agora, a premiação é bienal. Nesta edição (2022 e 2023), a Cidade garantiu 82,50 pontos na classificação geral, ultrapassando a média necessária para a certificação. Outra conquista é que entre os 12 critérios de avaliação, o Município conseguiu nota máxima em metade deles: governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, gestão das águas, esgoto coletado e tratado, além de resíduos sólidos.

O crescimento de 2021 para a fase atual é notório. Nos critérios de gestão das águas, educação ambiental e tratamento de esgoto, as notas passaram de 7,69, 7,75 e 8,33, para 10, respectivamente.  As máximas inéditas representam o engajamento do poder público e dos munícipes em prol da conscientização ambiental.

Metas

Uma das metas do PMVA é auxiliar e estimular as cidades paulistas a desenvolverem políticas públicas mais sustentáveis. Na prática, os programas com essa finalidade desenvolvidos pela Prefeitura são compilados pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam), responsável pela coordenação, e enviados ao PMVA para uma avaliação criteriosa.

As diretivas norteadoras para a certificação de Guarujá são itens da agenda local, como município sustentável, estrutura e educação ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, Conselho Ambiental, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

Novos incentivos

A premiação do Município Verde Azul assegura, ainda, que as Cidades recebam mais verbas estaduais para investimentos ambientais. O documento reconhece a boa gestão ambiental do Município e possibilitou à Prefeitura de Guarujá, devido à premiação, a preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).



Informações da Prefeitura de Guarujá

Deixe uma resposta