Santos

Irmãos fazem dobradinha e nadadora fecha com chave de ouro Santista de Águas Abertas


A quarta e última etapa do Campeonato Santista de Águas Abertas (CSAA) aconteceu neste domingo (12), na Praia da Aparecida. A prova, que teve largada e chegada em frente ao Escolástica Rosa, reuniu cerca de 400 atletas que percorreram um trajeto de 1.500 metros.

Com mar calmo e termômetros ultrapassando os 30 graus Celsius, que favoreceu a temperatura da água, o desafio ficou por conta do bom nível dos atletas, com os primeiros lugares disputados a cada braçada, em especial na categoria feminina.

No masculino teve dobradinha em família com Renan dos Santos Antunes e Rafael dos Santos Antunes garantindo o primeiro e segundo lugar, respectivamente.

De acordo com o campeão Renan, a dobradinha inédita aconteceu por acaso. “Nós caímos na água para nadar, e no meio do percurso olhamos um para o outro, sorrimos, porque o mar estava uma delícia, temperatura boa e sem ondulação, e meio que começamos a nadar juntos até a chegada. Nadar ao lado do meu irmão e pegar o pódio geral com ele é uma alegria e um orgulho sem tamanho. Foi muito lindo, emocionante mesmo!”, comemorou.

Rafael, que ficou na segunda colocação, falou sobre a emoção da conquista ao lado do irmão. “Nado há muitos anos com o meu irmão, sempre treinamos juntos, mas por conta da diferença de idade não competimos na mesma categoria. Hoje, pela primeira vez, competimos juntos, e faturamos o pódio, juntos. Foi simplesmente indescritível. Sensacional”.

A atleta Chiara Paione, campeã das quatro edições do Campeonato Santista de Águas Abertas 2023, falou sobre a conquista. “Nesta etapa eu não esperava ganhar porque doeu muito nadar e mesmo o mar estando bem tranquilo, eu me cansei muito. Mas sem dúvidas a vitória hoje teve um sabor especial, fiquei muito feliz em fechar a competição com chave de ouro”, disse.

O secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Júnior,  destacou o sucesso da última etapa do Santista de Águas Abertas. “Mais uma prova cheia, cerca de 400 atletas participando, um dia lindo e o mar em condições incríveis, realmente foi tudo perfeito. Além da dobradinha inédita dos irmãos tivemos a Chiara fechando com chave de ouro e garantindo a vitória em todas as edições da competição esse ano. Foi realmente demais. Santos respira esporte e é muito gratificante para mim como ex-atleta e secretário da pasta fazer parte disso”, ressaltou

ESPORTE PARA TODAS AS IDADES

A aposentada Maria Helena Nascimento da Silva, 76 anos, participa do Santista de Águas Abertas desde que foi criado. “Eu nado há mais de 30 anos, adoro fazer travessias e tenho um carinho especial por essa prova. Amo esporte, nado no Rebouças e pratico stand up, não gosto de ficar parada. O esporte na Cidade melhorou muito, hoje está muito legal, tem muitos eventos e atividades esportivas para todas as idades, muitas coisas gratuitas, eu só tenho que agradecer”, comentou.

Luzia Bello, 52, educadora física e ex-atleta, participou da prova pela primeira vez e elogiou a organização. “Eu era atleta, competia em alto rendimento, dei uma afastada durante uns cinco anos e agora estou voltando. Fiz a etapa passada sem me inscrever e hoje vim para nadar, matar as saudades de competir e encontrar o pessoal. Eventos como esse são essenciais, não só para quem é esportista, mas para todos, porque esporte é qualidade de vida, sendo gratuito então, é sensacional!”, comentou.

Para Lucas Eduardo Ferreira dos Santos, 14 anos, é uma prova de resistência. “A pessoa precisa ter força, estratégia e estar bem preparada. Tudo se baseia em treino. Criamos um grupo, o Spy Team, uma equipe de cerca de dez atletas do Sesi/Santos e viemos para buscar o pódio”, disse.

“Treinamos muito ao longo das últimas semanas e hoje viemos para pegar pódio”, afirmou o estudante Robert Souza dos Santos, 13 anos.

Enzo Lourenço Gomes dos Santos, 13 anos. “Essas competições são muito boas não só para atletas mais jovens como nós que estamos começando, mas também para o pessoal mais velho, ex-atletas, para que eles não parem de competir”, destacou.

PÓDIO

FEMININO GERAL
1) Chiara Paione
2) Karla Kinoshita
3) Naomi Ribeiro Costa

MASCULINO GERAL
1) Renan dos Santos Antunes
2) Rafael dos Santos Antunes
3) Gabriel Galluzzi

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta