Santos

Mesatenista santista brilha na Tailândia e garante vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris | Notícia


A mesatenista santista Jennyfer Parinos (Fupes) vai brigar neste ano pela sua terceira medalha paralímpica. Ela venceu, neste final de semana, a disputa feminina da classe 9 (para atletas andantes) na Seletiva Qualificatória para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A competição foi realizada na Tailândia.

Após bater a sul-coreana Kun-hea Kim, 9ª do ranking, nas semifinais, por 3 sets a 1, de virada (10/12, 11/9, 11/9 e 11/9), a santista, que ocupa a 10ª posição do ranking mundial, bateu Baby Sahana Ravi, atleta da Índia, atualmente na 17ª posição do ranking mundial. A final foi decidida por 3 sets a 1, com parciais de 11/8, 9/11, 11/5 e 15/9.

Em Paris, Jennyfer busca sua terceira medalha em Jogos Paralímpicos. No Rio de Janeiro/2016, foi ao pódio para receber a medalha de bronze por equipes ao lado de Danielle Rauen e Bruna Alexandre. O mesmo aconteceu em Tóquio/2020, quando as três voltaram a conquistar a terceira colocação.

”Estou muito feliz. Consegui apresentar um nível mental muito forte nessa competição. Não foi fácil chegar até aqui, tive muitos momentos difíceis, de estresse, é uma competição de nível elevadíssimo. E poder ser campeã em um torneio assim é a recompensa de tudo que precisei passar. Agradeço a todos que estiveram comigo e agora é me preparar da melhor forma para Paris”, comemorou a brasileira.

A TRAJETÓRIA

Quando tinha um ano de idade, Jennyfer foi diagnosticada com raquitismo hipofosfatêmico, que enfraquece os ossos. Por conta disso, suas pernas ficaram arqueadas. Em 2009, ela foi “descoberta” por uma vizinha quando jogava pingue-pongue com os amigos no prédio onde morava. Decidiu treinar, se apaixonou e percebeu a vocação para o esporte.

No currículo, ela acumula ainda conquistas como campeã mundial por equipes em 2017, prata individual nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (Peru), em 2019, prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e bronze por equipes no Mundial da China, em 2014. No ano passado, Jennyfer voltou dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, com duas medalhas de ouro (duplas mista e feminina) e uma prata (individual).

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta