IlhaBela

Novo Espaço dos Artesãos e Rancho de Pesca é entregue para população do Curral


A Prefeitura de Ilhabela entregou nesta terça-feira (19) a revitalização do Espaço dos Artesãos “Joseli de Freitas Oliveira – Zuca” e do Rancho de Pesca “Pedro Leite do Vale”, no Curral, região sul da cidade.

Localizadas na servidão de passagem para a praia, a “Loja do Artesão” e a loja “Mãos Encantadas da Ilha” compõem o novo cenário repaginado, juntamente com o Rancho de Pesca, que recebeu a troca de madeiras da estrutura, instalação de iluminação e finalização do mezanino.

“Revitalizamos o espaço, atendendo bem os pescadores, artesãos e turistas. Vamos continuar garantindo melhorias para todos. Esse espaço garante um recurso a mais para as famílias, e esta praia recebe muitas pessoas, é ótima para as vendas” destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A cerimônia contou ainda com a presença de secretários municipais. “Os pescadores ficaram felizes, aqui é um lugar que ainda tem muitos pescadores tradicionais, netos de pescadores. Por aqui passam muitos peixes que servem os restaurantes de Ilhabela”, declarou o secretário adjunto de Pesca, Felipe Caranha.

Artesanato ilhéu

A “Loja do Artesão” é administrada pelos próprios artífices e é exclusiva para a comercialização de produtos artesanais, principal fonte de renda das 22 famílias envolvidas.

“Esse espaço ajuda bastante nossos artesãos, é uma segunda fonte de renda”, contou a artesã Rose Andrade. “Todos os artesãos do sul que estiverem interessados em expor seus trabalhos manuais podem vir aqui nos procurar, estamos de portas abertas”, convidou.

Já na loja “Mãos Encantadas da Ilha” – que também está presente na Vila e é dirigida pelo Fundo Social em parceria com a APAE de Ilhabela – são expostas peças produzidas pelos assistidos em aulas de artesanato, que têm o objetivo de desenvolver a capacidade de concentração, coordenação motora e criatividade.

“Trata-se da união de dois projetos, um com peças feitas pelos alunos da APAE, e os produzidos nas oficinas de capacitação do Fundo Social, com a exposição de produtos de costura (almofadas e toalhas de chita), marcenaria (bancos e caixotes), crochê, mosaico e pintura (quadros)”, explicou a presidente do Fundo Social, Maria José da Conceição.

A renda arrecadada nessa loja é revertida para a APAE e o Fundo Social, para a compra de mais materiais e a promoção de mais cursos e oficinas.

Homenagens

O novo espaço dos artesãos homenageia “Zuca”, nascida em 1962, no Viana, norte da ilha, que assumiu essa identidade por ser um nome simples, fácil de memorizar, forte e marcante como a sua personalidade. Foi servidora pública na área da Saúde e trabalhou também na área social, sempre disposta a ajudar desde as crianças aos idosos com a sua alegria e com seu amor.

“Agradeço essa homenagem de coração”, disse a irmã da homenageada, Neusa Jesus.

Caiçara nascido em 1915 no próprio bairro pelas mãos de uma parteira, “Pedro Leite do Vale”, que dá nome ao Rancho de Pesca, faleceu em 1983. Pescador e agricultor, foi casado com Isabel dos Santos Vale, com quem teve 8 filhos.

Plantava, para o próprio consumo, mandioca, feijão, milho, café, cana, laranja, banana, limão, entre outros). Trabalhou também no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), tendo participado da construção da Rio-Santos e da estrada da cidade de Ilhabela.

Sonia Pinho, neta do pescador que dá nome ao rancho, também agradeceu a homenagem. “Meu vô morou exatamente aqui onde está o acesso à praia. Ele era uma excelente pessoa, um grande homem, só tenho lembranças boas, e agora o nome dele vai ficar na memória de todos”.



Informações Prefeitura Ilha Bela

Deixe uma resposta