Santos

Novo Quebra-Mar: obras avançam e skatepark começa a ganhar área ajardinada em Santos


Já começou o plantio de placas de grama no entorno das duas pistas do Skatepark Novo Quebra-Mar, na Praia do José Menino, em Santos. A área de paisagismo cobrirá 1.120m² com grama esmeralda e, com os passeios, fará a conexão das pistas do parque.

As obras do complexo esportivo de dimensões olímpicas já alcançaram 70% do projeto, de acordo com o secretário Wagner Ramos, titular da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos). A inauguração está marcada para o dia 4 de dezembro, quando a Cidade sediará o Campeonato Brasileiro da modalidade, com as feras da seleção.

Com 2.400m², o dobro do espaço anteriormente existente, o Skatepark é integrado por uma pista de street, de 1.220m², e outra de park, com 650m², modalidades integrantes do programa olímpico. A primeira é caracterizada pela presença de obstáculos como corrimãos e degraus, e a park, uma das modalidades verticais do esporte, permite evoluções e alta performance.

A concretagem da pista de park já foi concluída e foi assentado cerca de um terço dos copings blocks, blocos de concreto pré-moldado que simulam o arremate na borda da pista. O material não sofre abrasividade como os tubos de aço, também utilizados, que diminuem e até travam as manobras do esportista. Foram finalizados, também, o piso superior e o inferior, assim como as inclinações internas do park, restando agora o acabamento.

STREET 

Já na street, estão prontas duas rampas do nível superior e dois trechos de pisos curvos, dos 13 previstos, assim como as rampas de transição entre as duas pistas. A concretagem das rampas internas está em andamento.

Terminou também a fundação e a construção dos pilares da arquibancada, que ocupará 40m² e terá capacidade para 45 espectadores. Prosseguem os trabalhos de revestimento em mosaico português de 255m² de calçadas internas. Já a área de intervenção, que terá 2.267m² no entorno das duas pistas, contará com um espaço urbanizado de 898m², integrado por passeios prontos, em concreto desempenado (nivelado com desempenadeira). 

O espaço esportivo, que terá iluminação especial, abrigará também a Confederação Brasileira da modalidade e um centro de treinamento de alta performance para skate e surfe.
As obras do Skatepark, iniciadas em 13 de fevereiro, integram a quarta etapa do projeto de revitalização do Novo Quebra-Mar, que está se transformando em um espaço de referência para esportes olímpicos, diversão, gastronomia e contemplação.

INAUGURAÇÃO 

Skatistas de todo o País vão inaugurar o Skatepark durante a realização da última etapa do Campeonato Brasileiro de Street, marcada para entre os dias 4 a 10 de dezembro. A realização é da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Esportes (Semes), em parceria com a Confederação Brasileira de Skate (CBSK).

A competição contará com atletas das categorias profissional, iniciante, amador e máster, divididos entre masculino e feminino. Antes disso, a pista de skate do Novo Quebra-Mar será utilizada pelas feras da Seleção Brasileira de Street para os últimos treinos preparatórios antes do Campeonato Mundial no Japão.

INVESTIMENTO

Os serviços estão a cargo da Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 4.014.610,25, sendo R$ 2.865.000,00 de recursos federais e o restante dos cofres municipais. A empreiteira é especializada na instalação de pistas de skate e boa parte dos profissionais é praticante do esporte.

Esta iniciativa contempla os itens 9, 10 e 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. 
Conheça os outros artigos dos ODS.



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta