Santos

Pompeia: um dos bairros mais jovens de Santos comemora 25 anos


Compreendido entre os canais 1 e 2 e as avenidas General Francisco Glicério e Presidente Wilson, a Pompeia, um dos bairros mais jovens da Cidade, completa neste sábado (25) 25 anos. A área pertenceu ao bairro José Menino até 1998 e, no desmembramento, passou a ter o nome da igreja com ares de catedral, Nossa Senhora do Rosário Pompeia, construída na década de 1920, inspirada no santuário da cidade italiana de mesmo nome.

Atualmente, com pouco mais de 11 mil moradores, o bairro mistura casas residenciais com antigos casarões, modernos prédios e hotéis. Também abriga praças como a Benedicto Calixto, João Barbalho, Colombo e a Fonte do Surfista; além de escolas, restaurantes, bancos, farmácias, supermercados, academias, um comércio ativo e variado. A região já abrigou um Campus da Universidade Católica de Santos nos casarões tombados da Rua Euclides da Cunha.

A Prefeitura mantém no bairro equipamentos como a Escola Radical de Surfe do Posto 2, primeira escola pública de surfe do País,  a Policlínica Pompeia/José Menino, a Praça Benedicto Calixto e a Praça João Barbalho.

CURIOSIDADE

Na década de 50, a famosa pensão da Dona Jô, que hoje não existe mais, localizada na Rua Euclides da Cunha, serviu de moraria um simplório garoto de 15 anos que chegava à Cidade para jogar no Santos Futebol Clube. Seu nome era Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros itens do ODS.

 



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta