IlhaBela

Prefeitura de Ilhabela encerra campanha Novembro Azul com mais de 700 atendimentos realizados


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, ao longo de todo mês de novembro, realizou diversas ações pela campanha Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde e em outros locais do município. Ao todo, mais de 700 atendimentos foram realizados. 

As ações, com foco na saúde masculina, contaram com palestras, testagem rápida, exames de rotina e rodas de conversa sobre a detecção precoce do câncer de próstata e tratamento.  Nas rodas de conversa, foi abordado não apenas a relevância da saúde física, mas também o cuidado com a saúde mental e a importância de quebrar o tabu que permeia os exames preventivos. 

“O câncer de próstata é uma das maiores causas de mortes entre os homens. É importante conscientizar toda a população masculina de fazer o exame, pois ele salva vidas. Temos que nos cuidar não somente no mês de novembro, e sim o ano inteiro”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento, pois as chances de cura são de aproximadamente 90% caso a doença seja identificada nos estágios iniciais.

A secretária de Saúde, Lúcia Reale Colucci ressaltou que muitos eventos são realizados para o público feminino e a campanha “Novembro Azul” foi criada exatamente para cuidar da saúde dos homens, visto que são os que menos procuram os serviços de saúde. “Nossa recomendação é que o homem busque os serviços de saúde tanto da rede primária como especializada, não apenas nos casos de doenças, mas que tentem realizar, pelo menos, uma consulta por ano”.



Informações Prefeitura Ilha Bela

Deixe uma resposta