IlhaBela

Prefeitura de Ilhabela incentiva e apoia doação de sangue com transporte gratuito a Hemonúcleo de Taubaté


Doador de Sangue tem direito a folga para doação e recebe transporte gratuito da Secretaria de Saúde

Moradores de Ilhabela que desejam doar sangue e ajudar o próximo podem se inscrever no Hospital Mario Covas para conseguir transporte gratuito até Taubaté e realizar a doação.

A cidade da região do Vale do Paraíba é a mais próxima a possuir um Hemocentro de referência do Sistema Único de Saúde (SUS), uma exigência do Ministério da Saúde para a coleta de doadores oriundos de grupos organizados por hospitais públicos.

Além do transporte de ida e volta feito pela Prefeitura de Ilhabela, todo trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados. Os funcionários públicos também têm direito à folga no dia da doação, sejam eles da esfera municipal, estadual ou federal, conforme determina a Lei nº 1.075, de 27 de março de 1950.

Também têm direito ao atendimento preferencial em diversos estabelecimentos, como bancos e serviços públicos todos os que doam sangue. A determinação está prevista na Lei Federal 14.626/2023. O texto prevê que o doador de sangue terá prioridade após atendimento de todas as pessoas com deficiência já contempladas pela Lei 10.048/2000 e depois dos novos grupos inseridos na norma – autistas e pessoas com mobilidade reduzida.

Poucos doadores

De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), realizado em 2022, Ilhabela possui cerca de 35 mil habitantes. Contudo, conforme relata a técnica da Agência Transfusional do Hospital Mário Covas, Valdireni de Souza, os doadores de sangue regulares são aproximadamente 30 pessoas. Destes, 15 são funcionários da Secretaria de Saúde e 4 de outras secretarias da Prefeitura, o que demonstra baixa adesão popular de outros segmentos da sociedade.

“Pode parecer simples, mas com esse número pequeno de doadores não é fácil conseguir o número mínimo de pessoas que estejam disponíveis para fazer a viagem. Temos doadores, por exemplo, que estão esperando acabar a temporada de verão para poderem voltar a doar”, explicou.

No dia 31 de janeiro, um grupo de 11 pessoas fez a viagem. Foram 9 trabalhadores da saúde que se voluntariaram para a doação e mais outros 2 munícipes que integraram o grupo pela primeira vez.

Quem pode doar?

  • Pessoas entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pessoas com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca;
  • Pessoas com mais de 50kg entre os homens e mais de 51kg entre as mulheres.

Quero doar, como fazer?

Após a inscrição por telefone ou presencialmente no Hospital Mário Covas, a Agência Transfusional entra em contato com os candidatos e passa todas as informações necessárias e os pré-requisitos para a doação.

Posteriormente, os doadores são contatados para o fechamento do grupo que será encaminhado até o Hemonúcleo de Taubaté, com viagens gratuitas a cada três meses e custeadas pela Secretaria de Saúde de Ilhabela.

A inscrição para o cadastro de doadores de sangue e para o cadastro nacional de doadores de medula óssea é realizado no setor de Agência Transfusional do Hospital Mário Covas, das 7h às 20h. Os interessados podem procurar a recepção do hospital para serem encaminhados ao setor.

É importante ressaltar que ninguém é obrigado a se tornar doador regular, por isso doações esporádicas também são bem-vindas. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone do Hospital Mário Covas, no número (12) 3895-3520.



Informações Prefeitura Ilha Bela

Deixe uma resposta