Santos

Profissionais de maternidade santista participam de capacitação sobre parto prematuro


Os profissionais do Complexo Hospitalar dos Estivadores (CHE) participaram de capacitação para casos de parto prematuro, em alusão ao Novembro Roxo, mês da prematuridade, na manhã de quarta-feira (22).

Durante o encontro foram apresentados os resultados dos sete anos de atividades do hospital, além do cenário nacional e regional, o trabalho desenvolvido Estivadores relacionados ao tema, os cuidados da equipe multidisciplinar e o pós-alta.

A pediatra e neonatologista Teresa Uras, do complexo hospital municipal, explicou os cuidados necessários para lidar com esse tipo de parto. “Precisamos ter um trabalho multidisciplinar com a família, desde a reanimação na sala de parto, envolvendo toda a equipe de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e assistência social. Esses profissionais trabalham junto com a família, porque muitos bebês têm internações prolongadas”.

A prematuridade é a principal causa de morte nos primeiros cinco anos de vida. No Brasil, cerca de 12% dos bebês que nascem todos os anos são prematuros. Uma em cada 10 famílias passa pela desafiadora jornada da prematuridade.

Entre as principais causas do nascimento prematuro estão a ruptura de membrana, pré-eclâmpsia, infecções uterinas, descolamento prematuro da placenta, má formação uterina/fetal entre outras.

Em complemento à atividade da manhã, à tarde houve encontro com mães e crianças que tiveram o parto prematuro no Estivadores, com a equipe de profissionais do hospital. “Nada mais prazeroso para o time que cuidou, receber essas famílias aqui de novo. Nós estamos há sete anos em funcionamento, temos crianças prematuras de várias idades, por isso, teremos uma roda de conversa para saber as experiências dessas famílias pós-alta”, disse a neonatologista Teresa

O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde (SMS) em parceria com o Complexo Hospitalar dos Estivadores (CHE) e o Instituto Social Oswaldo Cruz.

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

 



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta