Santos

Rei Momo Lelo Garoto é o próximo convidado da websérie ‘Embaixada do Samba Santista’


O oitavo episódio da websérie ‘Embaixada do Samba Santista’ vai ao ar neste sábado (11), no canal Cultura Santos do YouTube, às 13h, tendo como convidado Lelo Garoto.

O programa reúne depoimentos de baluartes do samba santista que já receberam o título de embaixadores e embaixadoras do Samba de Santos, após terem cumprido os respectivos mandatos de um ano como cidadãos e cidadãs samba da Cidade.

Atual Rei Momo de Santos, Israel Barbosa do Rosário, o Lelo Garoto, deu os primeiros passos na folia aos cinco anos de idade, na saudosa escola Império do Samba, como passista mirim.

Depois desta fase, participou da fundação da agremiação Santa Cruz, de São Vicente. Ali foi a base de sua formação, onde teve contato com grandes nomes do samba. Na Santa Cruz foi passista, mestre-sala, passou a compor e dar os primeiros passos como intérprete.

A carreira como compositor alcançou a glória em 1998, quando ganhou o samba da escola paulistana Unidos do Peruche. Este samba foi gravado por Jamelão. Se isso já era motivo de muito orgulho, o próprio Jamelão indicou Lelo para substituí-lo como intérprete oficial da escola em 1999.

Para Lelo, o reconhecimento pela sua trajetória é muito gratificante. “Conquistei vários títulos como cabo, cidadão, embaixador. Tudo isso é fruto do que plantei e isso é compensador demais para mim”.

Deixando um recado para as novas gerações, o Rei Momo afirma que atualmente o mundo do samba deixa a desejar. “Falta respeito pelos mestres. O samba atual precisa de mais humildade e união, e menos vaidade”.

O projeto é uma idealização do Conselho do Samba de Santos, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura. Apoio: Universidade São Judas – Unimonte.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

 

 



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta