Santos

Santista Beth Gomes vence Jogos Parapan-Americanos no lançamento de disco e bate novo recorde mundial 


A santista Beth Gomes (Fast Wheels/Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) voltou a mostrar porque é um dos maiores fenômenos da história do esporte paralímpico brasileiro. Ela conquistou, nesta terça (21), o ouro no lançamento de disco nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, no Chile, e bateu o recorde mundial, que já pertencia a ela, com a marca de 17,80m. Beth ainda vai competir no arremesso de peso e lançamento de dardo.

Este foi o tricampeonato parapan-americano da atleta de 58 anos. Beth já havia batido o recorde mundial da prova, na classe F-53 (para cadeirantes), na conquista da medalha de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico, disputado em julho, em Paris, na França. Na oportunidade, ela alcançou 17,12m.

A santista domina há anos a prova no cenário mundial. Beth venceu também os Jogos Paralímpicos em Tóquio/2020 e Mundial, disputado em 2019, em Dubai. 

Em Santiago-2023, a brasileira passou da marca mundial em duas oportunidades: anotou 17,26m na quarta tentativa e marcou 17,80m na quinta rodada. Além disso, ela ainda estabeleceu 17,04m na última tentativa. A mexicana Leticia Ochoa ficou com a segunda colocação

VANESSA CRISTINA É BRONZE

A atleta da Fupes Vanessa Cristina de Souza conquistou a medalha de bronze em Santiago nos 400m T53/T54, com a marca de 58s71.

O ouro foi para a norte-americana Hannah Dederick, com 55s04. Vanessa Cristina ainda representará o Brasil nos 100m e 1.500m. 

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. 
Conheça os outros artigos dos ODS:



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta