Santos

Santos pode ter ventos de até 100km/h neste sábado. Siga dicas da Defesa Civil


Rajadas de vento de até 100km/h podem atingir Santos neste sábado (18), a partir das 18h. O alerta é da Defesa Civil da Cidade, com base nos modelos de previsão meteorológica. Ao ser informado deste cenário, o prefeito Rogério Santos reuniu nesta sexta-feira (17) equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, da empresa fornecedora de energia elétrica, das prefeituras regionais e da CET-Santos para pedir ações integradas visando a segurança dos moradores.

“Embora a previsão seja menor do que a registrada no último dia 3, quando tivemos ventos de até 151km/h, há toda uma preocupação com a segurança, até porque o calor deve levar muitas pessoas às praias”, afirmou o prefeito Rogério Santos.

Entre sábado (18) e segunda-feira (20), a previsão é de pancadas de chuvas de até 80 milímetros na Cidade.

A Defesa Civil está enviando alertas aos moradores de áreas de risco para sinais como rachaduras em encostas. A CET-Santos e as prefeituras regionais vão ter representantes coordenando as ações no Centro de Controle Operacional (CCO), no Paço Municipal.

O coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, e o meteorologista Franco Cassol informam que os últimos modelos de previsão apontam probabilidade de ventos de 80km/h a 100km/h no sábado, no período entre 18h e 21h, avançando por várias regiões do Estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista.  

Gerente de Relações Institucionais da CPFL, José Ricardo Ribeiro afirma que a empresa estará de plantão no fim de semana com 34 equipes, reunindo 65 colaboradores, para eventuais ações de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica.

RECOMENDAÇÕES

Durante as tempestades, com ventos intensos e raios, as pessoas devem evitar ficar expostas em áreas abertas como praia, campos e quadras de esportes descobertas devido ao risco de raios. Não se deve buscar proteção embaixo de árvores e nem estar próximo a redes de energia elétrica. Nos momentos de chuvas torrenciais, não andar em locais alagados ou inundados, nem atravessar ruas com enxurradas.

A Defesa Civil de Santos pode ser acionada pelos telefones 199 ou (13) 3208-1000.

Esta iniciativa contempla o item 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Ação Contra a Mudança Global do Clima. Conheça os outros artigos dos ODS.



Informações da Prefeitura de Santos

Deixe uma resposta