IlhaBela

“Viva Leve Kids e Teens” apresenta primeiros resultados com redução de medidas de crianças e adolescentes


O programa da Secretaria de Saúde “Viva Leve Kids e Teens”, de combate à obesidade e incentivo à adoção de hábitos para uma vida mais saudável, realizou o segundo encontro com os integrantes na última segunda-feira (4), no auditório do Paço Municipal. Os acompanhamentos começaram no fim de outubro e já mostram os primeiros resultados, com a redução de medidas entre as crianças e adolescentes.

O programa é realizado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, com duração de três meses. Na segunda-feira, foi realizada a primeira reavaliação física e a segunda orientação nutricional. A maioria dos participantes perdeu de 1 kg a 1,5 kg além da redução de medidas em praticamente todos os critérios de avaliação. Um dos adolescentes eliminou cerca de 6 quilos e reduziu consideravelmente as dimensões da linha de cintura, abdômen, peitoral e braço.

“O importante deste grupo também é o incentivo à atividade física. Algumas crianças que não faziam nada passaram a fazer novos esportes. Uns foram para o atletismo, outras para natação ou academia. Deu o incentivo que faltava para começarem”, explica a coordenadora do projeto, professora Daniela Goes.

Os participantes desta edição foram encaminhados por médicos da Rede Municipal de Saúde que identificaram quadros potenciais de obesidade.

Os acolhidos e os pais receberam orientações da nutricionista Junia Toscano de Brito sobre fracionamento alimentar, porcionamento, proteínas e suas preparações, listagem de carboidratos de menor índice glicêmico, importância das fibras, vitaminas e minerais, além da correta hidratação e mastigação.

Além de inserir hábitos saudáveis de alimentação, os programas incentivam a atividade física no cotidiano das crianças e adolescentes do município. O público alvo são crianças entre seis e 11 anos e adolescentes entre 12 e 17 anos. As atividades físicas são realizadas nas segundas e quartas-feiras à noite, na quadra da Água Branca, onde são desenvolvidas as atividades lúdicas e esportivas, de acordo com a faixa etária.



Informações Prefeitura Ilha Bela

Deixe uma resposta